segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Meia equipa a agradecer o apoio

"Sapunaru chamou todos, mas só Helton, Rolando, Moutinho, Mangala, Defour, Guarín e Djalma foram saudar os portistas no final.

Apito final e empate com sabor amargo para o FC Porto. Depois da habitual troca de abraços entre os jogadores das duas equipas, Sapunaru, que até tinha visto os últimos minutos da partida no banco de suplentes, chamou alguns dos companheiros que já se encaminhavam para o balneário, pedindo-lhes para irem agradecer aos adeptos do clube. A maior parte não acedeu ao pedido e foram apenas sete os jogadores que fizeram questão de agradecer o apoio - que nunca faltou - dos muitos simpatizantes do FC Porto que se deslocaram até ao Estádio Municipal de Aveiro. Para além de Sapunaru, também Helton, Moutinho, Rolando, Mangala, Defour, Guarín e Djalma fizeram questão de ir agradecer aos adeptos, num gesto que foi retribuído com iguais aplausos vindos da bancada."

em "ojogo.pt"

domingo, 18 de setembro de 2011

Feirense-F.C. Porto 0-0 (crónica)

"O campeão perdeu os primeiros pontos e alimentou o clássico da próxima jornada com o Benfica: há vários tópicos para a discussão.

O F.C. Porto deixou dois pontos em Aveiro, e naturalmente essa é a notícia mais relevante. Mas pode até nem ser a pior: é impossível esconder, por exemplo, um certo conformismo perante a falta de inspiração. A equipa lutou e correu, é verdade, mas encontrou mais problemas do que soluções.

Há uma imagem sintomática, aliás: por volta da hora de jogo, durante uma paragem para assistência a Carlos Fonseca, olhava-se para o relvado e via-se os jogadores de mãos na cintura, olhar no vazio e cara de preocupação. Eles próprios, se calhar como mais ninguém, sentiam o peso da desinspiração.

Até ao final do jogo, de resto, nunca se percebeu que pelo menos um ponto estava garantido: do primeiro ao último minuto, o Feirense foi uma ameaça séria. Dividiu a capacidade de luta, a vontade de ir mais longe do que o empate e até as oportunidades de golo. Algumas bem flagrantes, de facto.

Bem vistas as coisas é impossível desligar este atrevimento de um efeito causal no resultado: à medida que a formação de Quim Machado criava uma boa ocasião de golo, a consequência natural era deixar o F.C. Porto mais nervoso. Como um aristocrático, parecia acusar o descaramento da plebe.

A expulsão de James é disso o melhor exemplo: perdeu a cabeça e esboçou uma agressão. Pôs-se a jeito, portanto: o resto foi critério do árbitro. Um erro que lhe vai custar caro, até porque significa que não joga com o Benfica no clássico da próxima semana. Uma má notícia, realmente, nunca vem só.

Vítor Pereira complica o que é fácil

O primeiro empate portista na Liga, após quatro vitórias que pareciam embalar o campeão, trouxe outra evidência: um jeito muito português de complicar o que é fácil. Neste caso, de Vítor Pereira. Já se sabe que às vezes há treinadores que gostam de ver mais longe do que toda a gente, de inventar soluções.

Ora o que Vítor Pereira fez foi exactamente isso: jogou toda a segunda parte sem um ponta-de-lança de raiz. Procurou a fórmula de chegar ao golo num futebol apoiado, e feito de dinâmica, quando o F.C. Porto carregava, colocava bolas na área e buscava o golo mais com o coração do que com a cabeça.

Todo aquele caudal pedia um homem fixo na área, à procura de um cruzamento, de um ressalto, de uma bola perdida. Até porque os médios, este domingo, nunca foram a solução. Desde a primeira parte, aliás, o futebol portista emperrou logo na zona de construção, num futebol lento e muito denunciado.

Sem marcações individuais, o Feirense ia preenchendo os espaços e fazendo-o bem. Sem velocidade, sem improviso do adversário, ficava muito mais fácil. O que Vítor Pereira quis depois foi criar uma virtude a partir de onde estava o defeito: na dinâmica de um meio-campo desinspirado. Não funcionou, claro.

Pelo meio vale também a pena lembrar que faltou Hulk a esta equipa: faltou aquela capacidade de furar, de levar a equipa para a frente, de esticar o futebol em meia-dúzia de passadas largas. Faltou tudo, e faltou Hulk. O que pode muito bem alimentar a discussão em torno de uma Hulk-dependência.

Por falar em discussão, vale a pena terminar com outra notícia óbvia: o F.C. Porto falha o objectivo de chegar ao jogo com o Benfica só com vitórias. O que é mais um tópico para a discussão. Mas há mais: o ano passado, antes dos 5-0 no Dragão, o F.C. Porto também tinha empatado. Na altura com o Besiktas. Enfim, a discussão vai aquecer."

em "maisfutebol.iol.pt"

Sapunaru a dar luta

"ROMENO ALIVIA DIFICULDADES NAS LATERAIS

Pode ter um feitio complicado, por vezes exceder os limites e em não raras ocasiões ser protagonista de polémicas. Todavia, na hora da verdade, Sapunaru está sempre pronto para a luta, por vezes até encarando esse termo de forma demasiado... literal.

O romeno, de 27 anos, foi dado como recuperado da lesão muscular na coxa esquerda contraída ao serviço da seleção da Roménia e a sua chamada aos eleitos alivia a pressão sobre as laterais. É que, com Alvaro Pereira fora de combate e Alex Sandro ainda em recuperação, só restava Fucile como elemento de raiz para essa posição. A polivalência do camisola 13 leva a que volte a ser desviado para a esquerda, cabendo a Sapunaru voltar ao ativo. Ele que esteve impedido de defrontar a U. Leiria pelo facto de ainda se encontrar integrado na sua formação nacional, e que em virtude dos problemas físicos lá contraídos acabou por perder, igualmente, os choques com V. Setúbal e Shakhtar."

em "record.xl.pt"

sábado, 17 de setembro de 2011

Feirense x FC Porto - Sapunaru convocado

O lateral romeno volta à lista de convocados para o jogo de amanhã frente ao Feirense, no Estádio Municipal de Aveiro às 18h15.

Lista de convocados: Helton, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sapunaru reintegrado em pleno nos treinos

"O defesa romeno Sapunaru regressou hoje em pleno aos treinos do FC Porto, integrado na preparação do jogo com o Feirense, para a 5.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
A sessão de preparação, que decorreu no Olival, foi ainda marcada pelas ausências de Hulk e Álvaro Pereira, que se ficaram pelo ginásio, e pela presença de Elói, guarda-redes dos sub-19.

O lateral brasileiro Alex Sandro, a recuperar de uma lesão na coxa direita que o impediu de disputar o Mundial de sub-20, completa o boletim clínico, tendo realizado treino condicionado.

Os “dragões” voltam a treinar na sexta-feira, às 10:30, numa sessão que decorrerá à porta fechada, no Olival, após o qual o treinador Vítor Pereira vai antecipar o jogo com o Feirense, em conferência de imprensa, às 13:00."

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vítor Pereira sobre a ausência de Sapunaru

O treinador do FC Porto falou na conferência de hoje sobre a ausência de Sapunaru no jogo da Liga dos Campeões:
“O Sapunaru que eu conheço é um jogador com princípios morais, profissional e que só não joga se não poder. Quer fazer os jogos todos e dar o seu contributo à equipa. Sapunaru não vai poder jogar, pois veio com uma lesão da seleção. Tenho pena que não possa fazer parte das minhas opções”.

domingo, 11 de setembro de 2011

Sapunaru em dúvida para o Shakhtar

O jogador romeno vai falhar, em princípio, o primeiro jogo do FC Porto na Liga dos Campeões por não estar recuperado da lesão que contraiu na coxa esquerda quando se preparava para um jogo ao serviço da selecção.
Sapunaru e Alvaro Pereira nao treinaram com os restantes colegas este Domingo no Olival.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

"Sapunaru escandalizado admite abandonar selecção"

"Sapunaru apresentou-se ontem no Olival e logo foi confrontado as declarações do polémico presidente do Steaua, Gigi Becali, que acusou o lateral portista de simular a lesão no aquecimento para não defrontar a França, na terça-feira, em Bucareste.
«Estou indignado. Trabalhei vinte anos para chegar à selecção do meu país e agora tenho de ouvir isto? Estavam 55 mil pessoas no estádio, um ambiente como nunca vi, que razões tinha para simular uma lesão?», questiona um escandalizado Sapunaru ao jornal Prosport.
A verdade é que a lesão muscular (contractura) impedirá o romeno de alinhar hoje, além de poder provocar outras consequências, como o abandono da selecção romena. «Estou a pensar nisso, porque alguém ligado à selecção já deveria ter vindo a público dizer a verdade», lamentou."

em "abola.pt"

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"Polémica por lesão de Sapunaru no aquecimento."

"Só o departamento médico do FC Porto poderá avaliar com rigor a extensão da lesão contraída por Sapunaru na passada terça-feira, no aquecimento para o jogo da selecção da Roménia contra a França. O lateral-direito apresenta-se hoje no Olival e sofrerá uma segunda avaliação, bem mais minuciosa do que aquela a que foi sujeito pelos clínicos romenos.
Na Roménia, este acontecimento já está a provocar polémica. Alegadamente, foi o mau estado da relva do estádio do Steaua de Bucareste a precipitar a lesão, mas o proprietário do clube - o polémico Gigi Becali - já veio dizer que apesar de reconhecer os problemas do tapete, a lesão de Sapunaru foi... inventada. Isso mesmo. De acordo com Becali, Sapunaru "não tem muito interesse na selecção, à imagem de Tamas e Mutu" e não quis foi jogar. "Há jogadores que pensam que são estrelas", continuou."

em ojogo.pt

[tenho que dizer que acho ridículas estas acusações]

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sapunaru lesionado [actualizado]

Apenas a 20 minutos do encontro Roménia vs França, no qual iria ser titular, Cristian Sapunaru lesionou-se enquanto fazia o aquecimento.
Não se sabe ainda se é grave ou quantos jogos falhará. Esperemos que nao seja nada demais e que recupere rápido :)

ACTUALIZAÇÃO: Sabe-se já que o jogador tem uma mialgia na coxaesqueda e já está a ser acompanhado pelos responsáveis clínicos do FC Porto. Falhará a recepção ao Vitória de Setúbal, amanhã, devido à lesão.